O CRAS organizou e realizou o 1º encontro de gestantes no município.
O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS – organizou e realizou o 1º encontro de gestantes do município de Pescaria Brava.
O objetivo foi conscientizar as gestantes sobre os cuidados com a gravidez. A equipe do CRAS tem como escopo de trabalho a prevenção e procuram abordar temas ligados aos direitos e deveres sociais das gestantes e bebês para que não surjam problemas futuros ligados as mesmas. Para melhor abordar estes temas as gestantes participaram de um ciclo de palestras seguido de café da tarde e dinâmicas de grupo.
As palestras foram conduzidas pelas profissionais do CRAS e por três profissionais da saúde, entre elas a Primeira Dama Nelzi Medeiros de Aguiar, que é dentista. As palestrantes abordaram as formas de cuidados com a mãe e que refletem diretamente na evolução do bebê, aproveitando para desmistificar algumas crenças. Além dos direitos e deveres perante a comunidade e o empregador.
Para trabalhar a prevenção junto ao grupo de gestantes, o CRAS em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou a distribuição de repelentes, reduzindo os índices de doenças relacionadas ao mosquito aedes aegypti, como zika, dengue e febre chikungunya.
O encontro finalizou com dinâmicas de grupo envolvendo os assuntos abordados, trabalhando a fixação do conteúdo entre as participantes. Como forma de premiação a equipe do CRAS preparou kits com roupas para os bebês e itens de cuidados básicos para as mamães.