Nota de esclarecimento sobre a cobrança de iluminação pública

A Prefeitura Municipal de Pescaria Brava esclarece as cobranças do imposto de Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) nas faturas de energia. É correto todo mês o contribuinte pagar através da fatura de energia, além dos KWs consumidos, pagar a contribuição de serviço de iluminação pública. Esta contribuição mensal varia conforme o gasto mensal da unidade consumidora. Ou seja, nenhum contribuinte pagará o mesmo que o outro, uma vez que todos têm consumos diferentes.

No último mês a fatura de energia elétrica chegou às casas da população bravense com duas ou mais cobranças de iluminação pública. O erro existente na fatura ocorre quando alguns dos consumidores receberam a cobrança de três ou quatro taxas de iluminação pública de uma única vez.

A prefeitura entrou em contato com a companhia de energia informando os problemas na cobrança e solicitou esclarecimento com relação aos valores cobrados. Fomos informados que nos meses anteriores a julho deste ano, a cobrança da Cosip não foi realizada. Desta forma, a Celesc embutiu na cobrança de energia uma taxa de iluminação pública a fim de compensar os meses sem cobrança. Durante quatro meses os contribuintes pagarão o valor da Cosip e o valor de uma taxa de iluminação pública. Este parcelamento finaliza no mês de setembro.

Atente que apenas os contribuintes que receberam a fatura de energia com duas ou mais taxas de iluminação pública, além da Cosip é que estão com problemas na fatura. Os demais que possuem apenas a Cosip e uma taxa de iluminação pública, devem pagar suas faturas sem problemas.

O gerente regional da empresa de energia, Giocondo Tasso, informou que assim que notificado do problema encaminhou solicitação urgente para que a Sonda – empresa responsável pelo sistema comercial – tomasse as devidas providências e informa que ainda estão dentro do prazo estipulado para ajuste.

É valido lembrar que a cobrança destes valores não é de responsabilidade da prefeitura. Esta apenas recebe o repasse de valores para que sejam realizadas as manutenções na iluminação, a compra de luminárias, postes e outros equipamentos.