Prefeitura pretende aumentar o número de emissão da ID Jovem no município

Na última semana, recebemos a visita de Thais de Freitas Teixeira, representante da Secretaria Nacional de Juventude, que trouxe ao município informações importantes sobre a identidade jovem que é um programa do governo federal e que disponibiliza benefícios aos jovens. Segundo dados informados pela Thais, cerca de quatrocentos jovens de nosso município preenchem os requisitos do programa.

A partir desta visita a Prefeitura Municipal de Pescaria Brava e a Secretaria de Assistência Social, Cultura e Esportes tomaram consciência do baixo número de jovens que fazem parte do programa e entenderam que é de grande importância realizar o incentivo à emissão da identidade pelos jovens que se enquadram nos requisitos, avaliando o número de benefícios trazidos. O trabalho de conscientização será feito nas escolas e com as famílias identificadas e cadastradas nos sistemas do governo.

Você não sabe o que é a identidade jovem? Para quem não sabe, esta identidade é um documento emitido pelo Governo Federal, desde o ano de 2016 e serve para comprovar a condição de baixa renda de jovens com idade entre 15 e 29 anos.

Qual o benefício? A identidade jovem permite aos jovens acesso a dois benefícios estabelecidos pelo Estatuto da Juventude como: direito à meia-entrada, que é o pagamento de metade do preço (cinqüenta por cento) do ingresso cobrado para a venda ao público em geral, em eventos artístico-culturais e esportivos, como salas de cinema, teatros, espetáculos musicais e circenses, eventos educativos, de esporte, de lazer e entretenimento em todo o território nacional, promovidos por quaisquer entidades e realizados em estabelecimentos públicos ou particulares;

E, ainda a reserva de duas vagas gratuitas nos veículos do sistema de  transporte coletivo interestadual e duas vagas com desconto de 50% (cinqüenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas.

Quer saber quem pode emitir a identidade jovem? Pode emitir todos aqueles que comprovem renda familiar mensal até dois salários mínimos e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e suas informações devem estar atualizadas há pelo menos 24 meses.

Você se encaixa nos requisitos? Quer emitir a identidade jovem? Veja como: acesse o site do ID Jovem (juventude.gov.br) ou baixe o aplicativo ID Jovem para smartphones. Pelo smartphone você deve inserir os seus dados pessoais e solicitar a geração do cartão virtual ID Jovem, que armazenará uma imagem com dados pessoais e um QR Code individual. Atente que o uso de internet é necessário somente para gerar o QR Code que tem validade de até 30 dias. Vencido os 30 dias, será preciso emitir novo cartão ID Jovem. Pelo site o procedimento é o mesmo, a diferença é que o QR Code será impresso e deverá estar sempre em boas condições.

Observação especial para o uso: Para ter acesso aos eventos esportivos e culturais ou gratuidade/desconto nos meios de transportes interestaduais, o jovem tem que apresentar o seu cartão ID Jovem tanto no ato da compra do ingresso ou bilhete, quanto na entrada do evento ou no embarque. O ID Jovem deve estar dentro do prazo de validade e acompanhado de documento oficial de identificação com foto (Carteira de Identidade, por exemplo).