Escolas municipais aderem ao programa Novo Mais Educação

Com início em 07 de agosto, o Programa Novo Mais Educação – PNME- completa um mês de atividades nas escolas municipais, na modalidade de Reforço Escolar. Aderiram ao programa seis Unidades Escolares: EEB Ponta das Laranjeiras; EEB Dr. Paulo Carneiro; EEF Ribeirão de Pescaria Brava; EEF Honorata Freitas; EEB Tomásia Mendonça Fernandes e EEB Taquaraçu.

Instituído pela Portaria n° 1.144, de 10 de outubro de 2016, observando as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96, o referido Programa oportuniza, em período contraturno, atendimento aos alunos que apresentam necessidades  de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática.

Para realizar as atividades previstas pelo Programa, estão em atuação  as seguintes funções:

I – Articulador da Escola – responsável pela coordenação e organização das atividades aplicadas aos alunos, promove a interação entre a escola e a comunidade. Também presta informações sobre o desenvolvimento das atividades para fins de monitoramento, fazendo a integração do Programa com o Projeto Político Pedagógico  (PPP) da escola.

II – Mediador da Aprendizagem – responsável pelo planejamento e a realização das atividades de acompanhamento pedagógico, visando solucionar as necessidades de aprendizagem apresentadas pelos alunos participantes do Programa.

É oportuno observar que a Secretaria de Educação –  entendendo  às necessidades  relativas ao ensino-aprendizagem dos alunos, em Língua Portuguesa e Matemática –  implementou a modalidade de Reforço Escolar também na EEB Martinho Callado Júnior e EEB Luiz Pacheco dos Reis, as quais não foram contempladas com o Programa Novo Mais Educação.

Para a eficácia deste Programa, a equipe do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação está empenhada em não só planejar as aulas, como também refletir conhecimentos teóricos e metodológicos com os mediadores e articuladores. Para isso, estão ocorrendo momentos de encontros quinzenais, promovendo-se oficinas pedagógicas e relatos e trocas de experiências com os profissionais envolvidos no Programa.