Campanha Outubro Rosa – Sua vida está em suas mãos prevê palestras e exames

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na segunda-feira (02) a abertura da Campanha Outubro Rosa – Sua vida está em suas mãos para a prevenção ao câncer de mama, com a presença de mulheres da comunidade, funcionários da Prefeitura e membros do grupo de mulheres Flores de Aço.

A Campanha Outubro Rosa em nosso município contará com palestras realizadas por médicos e enfermeiras, abordando orientações para a prevenção a doença e encaminhamentos quando o diagnóstico indicar a presença de nódulos.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres do mundo. E, no Brasil, é responsável por cerca de 30% dos novos casos, sendo mais freqüente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Formado por mulheres do município de Tubarão, o grupo de mulheres Flores de Aço é composto por mulheres que já enfrentaram ou enfrentam o câncer mama. Durante a abertura trouxeram relatos de suas experiências com a doença, falando sobre a descoberta, o tratamento e a importância do auto-exame e realização de exames preventivos freqüentemente.

A descoberta do câncer de mama no início aumenta as chances de tratamento e cura. Em casos de aparecimento de alguns dos sintomas abaixo, procure o serviço de saúde mais próximo.

• Caroço (nódulo) fixo, endurecido e geralmente indolor;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido dos mamilos;

O objetivo da campanha, além de esclarecer a comunidade sobre a importância da prevenção e a freqüência na realização dos exames é trazer o lado solidário arrecadando lenços ou tecidos para que pacientes em tratamento possam utilizar como adorno de cabeça, a exemplos de turbantes. Os lenços ou tecidos podem ser entregues durante todo o mês nas unidades básicas de saúde e na Prefeitura, diretamente na Secretaria de Saúde.

Haverá um sábado especial para as mulheres nas unidades básicas do município, que estarão de portas abertas aguardando a presença de mulheres para realizar exames preventivos e mamografia.

Fiquem atentos ao cronograma de palestras e exames. Participem! Compartilhem! Doem lenços!