FORMAÇÃO: EDUCAÇÃO ESPECIAL EM FOCO

O Governo Municipal de Pescaria Brava, por meio de sua Secretaria de Educação, vem promovendo desde o início do ano letivo Formação Continuada com os Profissionais da Rede. Objetivando a construção da competência do professor para responder com qualidade às necessidades educacionais especiais de seus alunos em uma escola inclusiva. O Departamento Pedagógico através de suas Técnicas Perpétua Guimarães Prudêncio, Raquel Fernandes Costa da Silva e Silvana Firmino Costa, vem proporcionando aos Professores Auxiliares, Diretores e Estagiárias, formação com foco na Educação Especial. São momentos que oportunizam compartilhar experiências, informações , reflexões , debates, oficinas, os quais também foram enriquecidos com a participação de profissionais de diversas áreas que compartilharam conosco temas relacionados à Educação Especial.

Até o presente momento ocorreram três encontros, com as seguintes pautas:

Primeiro encontro:

• Reflexão sobre o papel do educador frente aos desafios encontrados no espaço escolar.

Segundo encontro:

• A Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar.

Terceiro encontro:

• Marcos Históricos e Normativos da Educação Especial;
  •  AEE – Atendimento Educacional Especializado;
  • Eu, Professor na Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva;
  • Participação do Psicólogo João Pedro Bernardo, Psicólogo formado pela Unisul/ Pós- graduado em Psicoterapias Cognitivas pela Faculdade SENAC e Pós-graduando em Psicodrama pela Escola Viver Psicologias, abordando o Tema Diversidade, níveis de diversidade (superficial e profundo), o que é ser diferente? Como se sentem as pessoas que são diferentes?  E o Livro Infantil:  Ernesto.

Os encontros ocorrerão até o final do ano letivo com temas pontuais voltados para a Educação Especial.