SETEMBRO AMARELO: é preciso estar atento aos sinais

Setembro chegou! É hora de falarmos sobre a Campanha que valoriza a vida e tenta prevenir os casos de suicídios.

O Município de Pescaria Brava, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do coordenador do psicólogo coordenador da Campanha, João Pedro Bernardo Borges, preparou diversas abordagens sobre o assunto durante todo este mês. A divulgação será realizada assim que todo o cronograma seja finalizado. O ciclo de atividades envolverá palestras nas comunidades e nas escolas do Município. Fique atento às divulgações!

Com o tema ”Coloque para fora o que te sufoca por dentro!” a campanha pretende incentivar a exteriorização de sentimentos que podem, se não forem corretamente abordados e canalizados, levar a pessoa a colocar sua própria vida em risco. Segundo Bruno Raphael Saul, criador do tema e estilista responsável pelas estampas das camisetas distribuídas aos funcionários envolvidos na Campanha “…procurou-se levar ao interlocutor não apenas uma conscientização,  mas também uma reflexão dos sufocamentos sociais aos quais, nós, indivíduos, estamos  expostos diariamente”.

Nesse sentido, não basta apenas falar ou saber ouvir, é necessário entender e agir de forma adequada. Qualquer abordagem com relação ao suicídio deve ser feita com toda seriedade.

O lançamento oficial da Campanha aconteceu na última segunda-feira, dia 03, no Centro de Pescaria Brava. Confira as foto ao final da publicação.

O evento contou com a palestra do psicólogo João Pedro Bernardo Borges, as participações das psicólogas Débora Rodrigues do Nascimento e Mayani Delfino de Lima e do artista visual tubaronense, Lucas Marcos. O artista fez a exposição da linda obra “Floresça”, que retrata o objetivo principal da Campanha: prevenir o suicídio. Segundo o autor, a escolha das cores revela todo o contexto abordado pela Campanha “Utilizando a cor cinza como neutralidade de fundo segue a face representando o ser e suas implicações formais ou não formais florescendo girassóis que simbolizam a vitalidade e a luz que temos dentro de nós”.

Assim como a Campanha, a obra é itinerante e estará em exposição em todos os locais onde acontecerão as ações.

Participar desta Campanha é compromisso de cada um de nós. É preciso estar atento aos sinais de quem pede socorro!

“A gentileza é o jeito mais bonito de ser sol no dia nublado de alguém.”

(Daniel Duarte)