A Secretaria de Educação e Esportes de Pescaria Brava, considerando a Lei Ordinária n°283, de 24 de abril de 2019, institui anualmente a Semana Municipal de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, entre os dias 22 e 25 de agosto. Neste ano de 2023, aderimos à temática nacional: “Conectar e somar para construir inclusão”.

A campanha tem o propósito de discutir, informar e apoiar ações voltadas a inclusão da Pessoa com deficiência.

Neste primeiro dia, 22 de agosto, oportunizou-se uma roda de conversa com as mães da Educação Especial, a Rede de apoio do município: Secretaria de Educação e Esportes, Secretaria da Assistência Social, CRAS e parceiros convidados, AMA-SUL.

Foi um encontro de extrema relevância para todos os participantes, especialmente, pela oportunidade e o espaço dado ao grupo das mães da inclusão, considerando a trajetória de amor e luta pelos direitos.

Com narrativas fortes e sensíveis das vivências relatadas pelas mães, considera-se urgente ressignificar o discurso social e respeito à identidade de cada indivíduo, como sujeito de direitos.