Prefeito solicita ao Dnit melhorias para a comunidade de Laranjeiras
O prefeito de Pescaria Brava Antônio Honorato, acompanhado do vereador Juscelino João Venâncio e de lideranças da comunidade de Laranjeiras, esteve reunido nesta segunda-feira (19) com o Engenheiro Robson Medeiros de Oliveira, responsável pela Unidade Local do Dnit, com sede na cidade de Tubarão.
O transtorno gerado pela obra de duplicação da BR 101 para os moradores desta localidade foi o tema principal da conversa.
Entre as solicitações da comunidade destaca-se:
– pavimentação da estrada marginal à BR 101.
– liberação para o trânsito pelo acostamento de veículos com placas de Pescaria Brava (veículos com um selo indicando ser morador do local) e para veículos de serviços essenciais, como coleta de lixo e saúde (transporte de pacientes que realizam exames e consultas em outras cidades), cujo protocolo já foi feito pela prefeitura junto a Polícia Rodoviária Federal.
– construção de passarelas ou passagem para pedestres na comunidade tendo em vista a dificuldade dos moradores para ter acessos às linhas de ônibus que vão à Laguna e Tubarão.
Para o prefeito Antônio Honorato, as reivindicações dos moradores são justas e merecem total atenção do órgão.
“Os moradores de Laranjeiras estão isolados, por isso as solicitações merecem uma atenção por conta do órgão responsável, neste caso, o Dnit, algumas delas já poderiam ter sido solucionadas quando da realização das audiências públicas que ocorreram antes mesmo da emancipação de Pescaria Brava", disse Honorato.
Um dos líderes da comunidade, Juarez Martins, relatou ao engenheiro que muitos moradores arriscam suas vidas cruzando a BR 101 todos os dias com o intuito de “pegar” um ônibus com destino à cidade de Tubarão. “É desumano isso acontecer, tendo em vista a velocidade e o grande fluxo de veículos”, relatou.
Para o representante do órgão, Engenheiro Robson Medeiros de Oliveira, uma das solicitações dos moradores, que é a pavimentação da marginal, deverá ser concluída entre os meses de abril e maio.“Sabemos que toda obra traz transtornos e que com a duplicação da BR 101 não é diferente. Com relação a pavimentação da marginal, já podemos adiantar que entre abril ou maio estará pronta, agora não será fácil encaixar alguma outra solicitação numa reta final de obra, como está naquele trecho, mas acho importante levarmos ao conhecimento da Superintendência em Florianópolis e levantarmos todas as possibilidades”, disse Robson.
Nos próximos dias a administração do município deve protocolar formalmente junto ao Dnit na capital as solicitações de melhorias reivindicadas pelos moradores de Laranjeiras.