Representantes do IFSC visitam o prefeito de Pescaria Brava

Esta semana, o Diretor de Expansão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Caio Alexandre Monti, e a Professora Doutora, Rita de Cássia Flor, visitaram o prefeito de Pescaria Brava, Antônio Avelino Honorato Filho.

Na reunião, que contou com a presença também, da secretária de Educação, Cultura e Esporte, Maria da Glória Goulart Rodrigues, diretores de escolas estaduais e municipais, foram discutidos diversos pontos. Entre eles, destaca-se a parceria entre o IFSC, Câmpus Tubarão, que será inaugurado em breve, e a Prefeitura Municipal.

Segundo Caio, a parceria que pode existir entre o instituto e o município, como as secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, disponibilizará qualificação profissional aos munícipes, aos alunos do ensino médio e, séries finais, do ensino fundamental, com custo zero. “Os estudantes serão encaminhados por meio dessas instituições, no qual eles serão qualificados pelo Instituto Federal, que há cinco anos, é considerado o melhor do País”, enfatizou o diretor, informando aos presentes que, Pescaria Brava, por ser um município recém-criado, foi contemplado com uma capacitação para os professores, visando melhorar ainda mais a qualidade do ensino.

Para o prefeito Honorato, a visita foi importantíssima. “Atualmente, o mercado de trabalho está exigindo muito da classe trabalhadora, dando preferência aos profissionais mais preparadores e que possuem um diferencial naquilo que se propõem a realizar. Desta forma, esta atividade de educação profissional, gratuita e de qualidade, que o Instituto Federal quer implantar no município, será uma excelente oportunidade de crescimento para o nosso povo. Queremos o desenvolvimento de Pescaria Brava”, frisou o gestor.

Agora, após esta reunião, um levantamento será feito na cidade, para ver qual os cursos serão implantados no município. Entre as formações, a IFSC oferece os Programas: Mulheres Mil, Educação Professional de Jovens e Adultos (PROEJA), o de Certificação Profissional e Continuada (CERTIFIC) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).