Programa de Inseminação Artificial já começou em Pescaria Brava

Criado através da Lei nº 077 de 10 de junho de 2014, o Programa de Melhoramento Genético do rebanho do município, teve início nesta terça, 09.

A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca ,Turismo e Meio Ambiente recebeu dois botijões para armazenamento, doados pela Secretaria de Estado da Agricultura e adquiriu 250 (duzentas e cinquenta) doses de sêmen de ótima qualidade para o início dos trabalhos.

Os sêmens adquiridos são todos de animais de alto padrão genético, selecionados de diversas raças, como gado de corte: Nelore, Brahman, Tabapuã (zebuínos), Aberdeen Angus e Red Angus (europeu) e ainda gado leiteiro Jersey, Gir leiteiro e Holandês.

“Esse programa mostra o comprometimento que temos com o nosso produtor, de estar colocando a sua disposição sêmens de qualidade, de touros premiados para uma maior produtividade do rebanho da região”, destacou o prefeito Antônio Honorato Avelino Filho.

Para o secretário de Agricultura do município, Frederico Durante Honorato, o programa visa fortalecer os criadores e a melhora do seu rebanho com um custo muito baixo.

“O produtor pagará apenas uma taxa no valor de R$ 30,00 (trinta) reais com direito a uma inseminação e a outro processo de fecundação artificial se acontecer algum problema técnico. A mão de obra e o transporte serão custeados pela Prefeitura.  Além disso, temos toda a segurança sanitária nesse processo”, salientou Frederico.

O prefeito de Pescaria Brava, Antônio Avelino Honorato Filho ressaltou ainda que a sua administração não medirá esforços para apoiar o setor agrícola, pecuário e pesqueiro, que são a base da economia do município. "Hoje, esses setores ajudam na sustentação da economia local, e o que queremos com esta parceria é promover ainda mais o desenvolvimento de nossa cidade", disse.

Recentemente profissionais da secretaria de Agricultura realizaram curso de inseminação artificial e estão aptos para aplicar a técnica nos gados da região.Nas próximas semanas uma reunião deverá ser marcada com os técnicos da secretaria com o objetivo de sanar  todas dúvidas do produtor rural.

Serviço:

As pessoas interessadas deverão procurar a secretaria de Agricultura, no horário das 13h às 19h, retirar uma guia bancária no valor de R$ 30,00 e  agendar o procedimento.

Mais informações no telefone 3646 2013 – ramal 212 e 213