Prefeitura de Pescaria Brava lançou o projeto “Viver Saúde” em parceria com o SESC
A prefeitura de Pescaria Brava em parceria com o Sesc – Laguna lançou o projeto “Viver Saúde”, nesta terça-feira, 07, nas dependências do salão paroquial do Sertão de Cima (Estiva).
Para o gerente do Sesc de Laguna, José Eduardo Fernandes, “o projeto Viver Saúde tem seu desenvolvimento baseado em ações sistemáticas de educação em saúde, voltadas para a prevenção das doenças ou problemas mais evidentes em cada localidade”.
O desenvolvimento do projeto acontece reunindo as pessoas para que recebam orientações sobre temas de interesse da comunidade.
O projeto tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento social da comunidade através da realização de ações de promoção de saúde, buscando a efetiva participação comunitária.
Estimular a discussão de temas identificados na comunidade como determinantes de saúde, orientar os debates, propor metas, identificar desafios, estimular agentes de multiplicação das ações, mobilizar instituições, parcerias, capacitar a comunidade para mobilização social consciente e transformadora.
Para o prefeito Antônio Honorato, a parceria com o Sesc é muito importante para o município e para a população como um todo.
“Contar com essa parceria, com os profissionais e a capacidade do Sesc com certeza é um diferencial para a população bravense, que tem a partir de hoje mais um serviço de qualidade a disposição”, ponderou o prefeito.
O projeto conta com um automóvel e profissionais do Sesc que permanecerão no município num período de 3 a 4 meses, de forma itinerante, visitando todas as localidades, com o trabalho voltado para os grupos organizados de mulheres, estudantes da rede municipal de ensino e comunidades em geral.
Além do prefeito Antônio Honorato, o evento contou com a participação da secretária de saúde Daiana Dozol, secretário de Educação Sandro Cunha, Marilene de Oliveira representando a secretaria de Assistência Social, os vereadores Everardo Cardoso Martins e Juscelino João Venâncio, João Rodrigues do Conselho Municipal de Saúde, além de servidores municipais, profissionais do Sesc, diretores, professores, técnicos da secretaria de Educação, alunos da rede municipal de ensino e grupos organizados de mulheres.
Os temais abordados neste projeto são: Alimentação saudável; atividade física (hábitos saudáveis); capacitação de lideranças (profissionais de saúde, líderes comunitários, escolares, educadores, entre outros); cuidados com higiene em geral; desenvolvimento de comunidade; direitos e deveres do cidadão (cidadania); meio ambiente (preservação dos recursos naturais); prevenção ao câncer de pele; prevenção ao uso e abuso de drogas; qualidade de vida; saúde do Homem (prevenção ao câncer de próstata); saúde da Mulher (prevenção ao câncer de mama e colo uterino); saúde bucal; sexualidade (gravidez, métodos contraceptivos, DST/Aids); valorização pessoal, entre outros.