Vacinação contra a gripe continua em Pescaria Brava

A Secretaria de Saúde de Pescaria Brava organizou um cronograma com o intuito de atender todo o município com a campanha de vacinação contra a gripe.

A equipe do ESF de Barreiros estará nesta quinta-feira, 14, na extensão de Siqueiro das 9h às 11h e na comunidade de Varginha entre 13h e 16h.

Já na sexta, dia 15, a vacinação ocorre na extensão do centro de Pescaria Brava, das 9h às 11h.

Na segunda-feira, 18, Carreira do Siqueiro das 9h às 11h, terça-feira, 19, em Santiago das 9h às 11 e das 13h às 16h e na quarta-feira, 20, na comunidade da Barranca entre 09h e 11h.

Por sua vez, os profissionais do ESF do Km37, estarão realizando a campanha  nas seguintes extensões:

Quinta-feira, 14, em Ponta das Laranjeiras das 13h às 16h e na terça-feira, 19, na comunidade de Taquaraçu das 9h às 11h e das 13h às 16h.

As pessoas acamadas que residem no Sertão da Estiva receberão os profissionais de saúde em suas residências, na quinta-feira, 14, entre 9h e 11h.

Já os acamados da localidade de Laranjeiras poderão receber a dose da vacina em sua casa na sexta-feira, 15, durante todo o dia.

Além disso, até o dia 22 deste mês, as pessoas poderão receber a vacina nos Postos de Saúde do Km37, Barreiros e extensão do Sertão da Estiva.

Podem se vacinar contra gripe grupos prioritários, como crianças com idade entre seis meses e menos de cinco anos, gestantes, mulheres que tiveram filhos a menos de 45 dias, trabalhadores da saúde, indígenas, idosos, pessoas com doenças crônicas ou condições especiais e a população carcerária.

A vacina é uma forma de reduzir complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus Influenza.

A vacina protege contra três tipos de vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B.

Serviço:

Quem deve se vacinar:

-Crianças de 06 meses a 04 anos, 11 meses e 29 dias
-Gestantes
-Mulheres que tiveram filhos a menos de 45 dias
-Trabalhadores da saúde
-Povos indígenas
-Indivíduos com 60 anos ou mais
-Pessoas com doenças crônicas e outras condições especiais
-População carcerária

Para se vacinar é necessário levar a caderneta de vacinação e o documento de identidade. Pacientes portadores de doenças crônicas devem levar também a solicitação médica, além dos demais documentos que comprovem.

Prevenção

– Higienize as mãos com água e sabonete ou álcool em gel antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz, e após tossir, espirrar ou usar o banheiro.

– Mantenha os ambientes ventilados.

– Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies.

– Proteja com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas das secreções. Se não tiver lenços, proteja o rosto junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar.

– Pessoas gripadas devem evitar o contato com outras pessoas suscetíveis.- Se estiver gripado, evite aglomerações e ambientes fechados.

– Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

– Pessoas com suspeita ou confirmação de gripe devem ficar em repouso, ter uma alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos.