Pescaria Brava lança o Plano Municipal de enfrentamento para proteger crianças e adolescentes da violência e da exploração sexual

O Plano de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes será lançado nesta quarta-feira, 27, no salão paroquial de Pescaria Brava. O objetivo do evento é mobilizar entidades governamentais e sociedade civil em torno do plano de ação para desenvolvimento de habilidades; monitoramento das ações de enfrentamento à violência contra criança e adolescentes.

O documento, elaborado pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca) e por um grupo de Trabalho do município, contém sugestões de ações para o enfrentamento à violência. O Plano é dividido em vários eixos como: prevenção; atenção; defesa e responsabilização; comunicação e mobilização social; participação e protagonismo e estudos e pesquisas.

De acordo com a advogada dos direitos humanos de crianças e adolescentes, do Programa de Apoio a Meninos e Meninas, Alda Menine, esse é um trabalho que começou ano passado, contou com vários encontros e tem o seu tão esperado lançamento nesta quarta.

“Muito importante para um município novo como Pescaria Brava, contar com esse Plano e dar um passo importante para a construção de uma cidade cada vez melhor para se viver”, disse Alda.

Além da advogada Alda Menine, a assistente social Jaira Garske, também foi  responsável por nortear os encontros em Pescaria Brava.

Para Jaira, o objetivo geral foi estabelecer um conjunto de ações articuladas que permita a intervenção técnica-política e financeira para o enfrentamento a violência doméstica, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Os encontros em Pescaria Brava tem o apoio do Instituto Camargo Correa – ICC, uma das empresas responsáveis pela construção da Ponte Anita Garibaldi, tendo como Organização Proponente o Programa de Apoio a Meninos e Meninas, PROAME-CEDECA, de São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

Abaixo, a programação do Seminário:

Seminário de Lançamento do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência contra Criança e Adolescente, alusivo ao “18 de maio” Dia Nacional de Combate à Violência Sexual contra Criança e Adolescente.

Pescaria Brava – SC

27 de maio de 2015.

Local: Salão Paroquial

Programação:

Credenciamento: 13h30min

Mesa de Autoridades:

Assinatura do Termo de Compromisso dos Responsáveis pela Execução do Plano Municipal de Enfrentamento.

Palavra à disposição.

Mesa de debates:

Painelistas:

Dr. Anderson Adilson de Souza – Promotor de Justiça da Promotoria da Infância e Juventude da Comarca de Laguna – SC.

Título da palestra: Combate à Violência Sexual Contra Criança e Adolescente.

Dr. Igor, da Silva – Defensor Público, em atuação na Comarca de Pelotas – no Rio Grande do Sul.

Título da palestra: O papel da comunidade na defesa e proteção dos direitos de criança e adolescente.

16h30m: Debate com o público.

17h: Encerramento.