PNAIC 2015: Trabalho de Pescaria Brava é elogiado em Seminário

Começou na última segunda-feira (24) e vai até quarta-feira (26), o Seminário Inicial de Formação Continuada de professores alfabetizadores, nos cinco polos atendidos pelo PNAIC-UFSC, em Santa Catarina.

O município de Pescaria Brava está sendo representado pela orientadora de estudos da Secretaria de Educação, Carine Borges Cardoso, na cidade de Balneário Camboriú.

Um trabalho realizado em Pescaria Brava foi muito elogiado quando apresentado para os professores de vários municípios catarinenses na abertura do encontro do PNAIC /2015 nesta terça-feira.

Carine, apresentou uma sequencia didática desenvolvida com alunos do 3º ano da rede municipal de ensino de Pescaria Brava, orientados pela professora Raquel Fernandes e  que teve como objetivo principal apresentar o gênero textual- texto narrativo como ferramenta essencial de comunicação.

Segundo a professora Raquel, ao fazer a escolha de um livro pra trabalhar o texto narrativo, ela se encantou com o conteúdo de: “Pretinho, meu boneco querido”, porque além de abordar as características estruturais do texto trás para uma discussão a questão do preconceito tão enraizada e ao mesmo tempo sútil em nossa sociedade.

“Cabe aos educadores que vislumbram uma sociedade que respeita as diferenças e valoriza a tolerância, refletir com essa nova geração a viver conscientemente com as diferenças no geral”, disse Raquel.

Ao desenvolver as atividades vários recursos foram utilizados pela professora, entre eles, leitura de mapas, brinquedos favoritos das crianças que foram trazidos para sala de aula, desenho feito pelos alunos das atividades realizadas e bonecas de tiras de pano resgatando antigas culturas do tempo dos escravos.

A professora criou mascotes, bonecos de pano que acompanharam as crianças até suas casas junto a uma sacola com literatura Infantil para a realização da leitura em família, enriquecendo o trabalho social da escola e integrando ainda mais os familiares nas atividades escolares.

No retorno dos mascotes, a leitura que foi realizada em casa é apresentada aos colegas da turma.. Este trabalho oportuniza a convivência da diversidade étnico racial, cultura, afro descendente que esta garantida na legislação brasileira.

Esse é o resultado de um trabalho que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação com o PNAIC, desde o ano de 2013.

“Estamos bastante satisfeitos com os trabalhos realizados através do aprendizado que o PNAIC nos proporciona e na apresentação que fizemos, recebemos muitos elogios, o que significa que estamos no caminho certo”, enfatizou Carine.