Visita de concessionária interessada em explorar trecho da BR101 é tema de reunião entre prefeito e lideranças de Pescaria Brava

Nesta segunda-feira, 21, o prefeito Antônio Honorato esteve reunido na sede da prefeitura com representantes do poder legislativo, secretários municipais e lideranças de várias comunidades, para tratar de assuntos relacionados à visita que diretores da Concessionária Auto Pista Litoral Sul, empreenderam ao município na última semana.

De acordo com o prefeito, essa reunião foi de extrema importância para elencar, junto às lideranças, as prioridades de cada comunidade com relação a obras complementares da duplicação da BR101 e que podem ser executadas pela empresa que vencer a licitação para a exploração deste trecho da rodovia.

“Fomos procurados por esta concessionária, e com certeza outras virão nos procurar, porque várias empresas terão interesse em explorar este trecho da BR. Por isso procuramos reunir nossas lideranças para fazermos um relatório de prioridades das nossas comunidades”, salientou o prefeito.

Na reunião ficou evidente a preocupação de todos com relação aos seguintes pontos: conclusão das estradas marginais ligando o município de Pescaria à Laguna e a Capivari de Baixo, construção de abrigos de passageiros, lombadas eletrônicas ou redutores de velocidade, iluminação dos elevados de Santiago e Ponta das Laranjeiras, iluminação das galerias existentes em Taquaraçu e Laranjeiras, padronização da iluminação pública e sinalização viária com a identificação do município.

Outro assunto tratado no encontro foi quanto à localização de uma nova praça de pedágio na BR101, que deve ser construída nesta região.

Sobre isso, o prefeito e os participantes se posicionaram de maneira favorável, desde que se obedeça todos os trâmites legais e que os moradores locais  fiquem isentos do pagamento de tarifa.

“Sobre a praça de pedágio, coloquei o município de Pescaria Brava à disposição, até mesmo porque será uma fonte de geração de empregos para a nossa juventude aliada ao retorno financeiro que trará a nossa cidade através da arrecadação de impostos”, salientou Honorato.

O Governo Federal deve licitar em breve a exploração deste trecho da BR101, onde a empresa vencedora terá como responsabilidades, os trabalhos de conservação, operação e melhoramento das rodovias, bem como, eliminar problemas emergenciais que signifiquem riscos pessoais e materiais eminentes, dotando a rodovia de requisitos mínimos de segurança e conforto aos usuários.

De acordo com Paulo Castro, diretor da concessionária AutoPista Litoral Sul, vários municípios que margeiam a BR101 foram contatados, visando justamente aprofundar estes assuntos com os prefeitos.

Participaram da reunião os vereadores Edilson de Oliveira Caetano, Juscelino João Venâncio, Artur da Rosa Santos, secretário de Obras, Aderbal Moreira Cardoso, secretária de Saúde, Daiana Dozol, secretário de Educação, Sandro Matias da Cunha, primeira dama do município, Adriana Maria Jonck, engenheiro da administração municipal,  André Santos, lideranças de comunidades que margeiam a BR10, engenheiro Antônio dos Santos, assessor de Gabinete, Paulo Vieira e funcionários do Governo Municipal.