Ações de Cidadania marcam o aniversário de emancipação de Pescaria Brava

Há quatorze anos o então Governador do Estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, sancionou a Lei 12.690 de 25 de outubro, que materializava o sonho e fazia valer a luta de inúmeros moradores do Distrito de Pescaria Brava: a emancipação. Porém, a instalação do município só aconteceu em janeiro de 2013. 

Para comemorar esta grande data, foi realizado no último sábado, 24, na sede social do CTG do Tio Preto, um dia de Ação Comunitária e Cidadania em  comemoração ao terceiro aniversário de Emancipação Político-Administrativa.

A ação teve como objetivo levar para mais perto da população uma variedade de serviços gratuitos prestados pela administração municipal.

Através dos Correios os moradores puderam dar entrada para confecção do CPF, com o Ministério do Trabalho, houve a confecção de carteiras de trabalho.

Já no espaço reservado aos serviços de saúde, foram oferecidos; medição da taxa de glicose, aferição de pressão arterial, orientação sobre escovação bucal, confecção do cartão SUS e outros atendimentos, enquanto a Justiça Eleitoral emitiu novos títulos e realizou transferências.

A Secretaria de Educação, através das nutricionistas, Gianna Cesca e Aline Campos, orientou os participantes sobre a importância de se ter uma boa alimentação, além da medição de massa corporal.

Através da Secretaria de Assistência Social, foram realizados serviços de inclusão no Cadastro Único do Governo Federal, carteira do idoso, orientações e informações do Bolsa Família.

Já a Secretaria de Agricultura, além de fazer a doação de mudas de árvores nativas e frutíferas, prestou atendimento aos produtores rurais com relação ao programa de inseminação artificial e nota para o produtor rural e agendamento de consultas com médico veterinário.

Além dos serviços burocráticos, crianças e adultos participaram de muitas outras atividades realizadas durante todo o dia, como a recreação com os profissionais do SESC.

Num dos momentos mais emocionante do evento, cento e dez (110) casais uniram-se no estado civil, numa cerimônia que contou com a organização do Cartório de Registros Civil de Pescaria Brava.


De acordo com o prefeito Antônio Honorato, o dia foi especial para o povo bravense. “É gratificante para nós da administração pública poder festejar os três anos do município e oferecer essa quantidade de serviços aos moradores. É uma forma de aproximar o poder executivo da população”, disse Honorato.

Na oportunidade ainda foram apresentadas várias coreografias com o Grupo de Dança e foram entregues os prêmios aos alunos da rede municipal de ensino, vencedores do Concurso do Dia da Árvore.

Um bolo com três metros de comprimento, simbolizando o terceiro aniversário do município foi servido aos participantes e o primeiro pedaço, foi servido à senhora Cristina Ana Alexandre, conhecida por “Dona Santa”, com 80 anos de idade e moradora do Sertão da Maricota.

No encerramento, o Cortuba- Clube de corredores de rua de Tubarão, organizou uma prova de cross country, que reuniu atletas de toda a região.

Serviços que foram prestados gratuitamente à população: verificação de pressão arterial, teste de glicose – diabetes, orientação nutricional, verificação de peso e altura, orientação sobre saúde bucal, vacinas (Hepatite B, Tétano E Febre Amarela), Bolsa Família, Cadastro Único, Carteira do Idoso, Carteira de Trabalho, Titulo de Eleitor, CPF, orientação de Conselheiros Tutelares, orientação do Corpo De Bombeiros, veterinário, distribuição de sementes e mudas, distribuição de pipoca , recreação para as crianças (Sesc), momento beleza (Instituto Mix e Mary Kay), corte de cabelo (com profissionais do Sesc), entre outros.

A Ação Comunitária teve a organização da Secretaria de Assistência Social, com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Secretaria de Saúde, Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca, Turismo e Meio Ambiente, Secretaria de Administração e Finanças, Secretaria de Obras, Coordenação de Comunicação, Epagri, Correios, Sesc, Instituto Mix, SESC, CORTUBA, Mary Kay, Ministério do Trabalho, Justiça Eleitoral, Corpo de Bombeiros, direção e merendeiras da Escola Dr. Paulo Carneiro de Santiago e CTG do Tio Preto.

O evento contou com a participação de funcionários públicos, secretários municipais e vereadores de Pescaria Brava.

No link abaixo voce confere matéria alusiva ao evento realizada pela Unisul Tv

http://unisultv.blogspot.com.br/2015/10/pescaria-brava-comemora-tres-anos.html