Secretaria Municipal de Educação realizou encontro para capacitação de merendeiras.

Na última semana de março foi a vez das merendeiras das unidades escolares do município, receberem capacitação sob orientação do Departamento de Ensino e Nutricionista.

O Secretário Municipal de Educação Marcelo Mendes acolheu as merendeiras e agradeceu a presença de todas e passou a palavra as representantes do Departamento de Ensino Arlete Borges e Katiane e para a Nutricionista Luani Ramos.

Cardápio

O cardápio é elaborado pela nutricionista que é a responsável técnica pelo fornecimento das merendas escolares e mensalmente é entregue para as merendeiras. Juntamente com a nutricionista, fizeram a análise do cardápio do mês de Abril e trabalharam em conjunto para avaliar possíveis alterações.

Estoque

Todas as unidades escolares possuem estoque próprio que deve ser controlado diariamente e mensalmente pelas merendeiras. O estoque é gerenciado e controlado a partir de um formulário e para isto a equipe da secretaria através de um estudo dirigido encaminhou as melhores formas de preenchimento e controle de estoque.

Orientações

Para que o trabalho das merendeiras seja produtivo, organizado e de qualidade foi proposto o reconhecimento de cômputo de horas de aperfeiçoamento, pela secretaria e outros órgãos, para a formação continuada.

Além da formação, é necessário que as merendeiras sigam as orientações básicas com relação:

• A logística de distribuição e controle da merenda escolar;
  • Higiene pessoal, do ambiente e dos alimentos;
  • Armazenamento adequado;
  • Preparo e distribuição;
  • Realização de testes de aceitabilidade;
  • Relacionamento das merendeiras entre demais funcionários e alunos;
  • Segurança no trabalho;
  • Elaboração de livro de receitas coletivas (troca de ideias entre escolas);

O encontro finalizou com a mensagem que “Todo dia é dia das Merendeiras!”, a entrega de lembrancinhas, sorteio de brinde e lanche interativo.