Rondonistas realizam oficinas direcionadas para área da saúde

Ontem (20) os acadêmicos vinculados ao Núcleo Extensionista Rondon – NER – mais conhecidos como rondonistas, estiveram no bairro Barranca, Sertão do Meio e Sertão de Baixo realizando oficina voltada para a saúde. E, durante todo o dia de hoje (21), na comunidade de Laranjeiras e na Ponta das Laranjeiras. A população que participou pode realizar teste de diabetes, aferimento de pressão e realizar a auriculoterapia. Após todos os presentes serem examinados, os rondonistas os recepcionaram com uma conversa sobre saúde mental e finalizavam o encontro com uma dinâmica.

Os acadêmicos puderam de perto conhecer a realidade das comunidades, esclarecerem dúvidas e orientar quando identificavam alguma situação que não vem sendo tratada ou por falta de acompanhamento ou por descuido do paciente. Para acompanhar as comunidades haviam acadêmicos de enfermagem, medicina, fisioterapia, além do auxílio dos acadêmicos que não estão vinculados à área da saúde, como: química, sistema de informação, arquitetura e urbanismo, engenharia de petróleo e outros.

A maioria dos encontros causou fortes emoções para os grupos que puderam expressar as necessidades enquanto pessoa. A mensagem dos rondonistas sobre saúde mental reforça que se a mente está bem o corpo vai bem. Se as pessoas ao seu redor estão bem, você está bem. É preciso acima de tudo buscar o conhecimento interno, buscar a paz interior. Quando a pessoa conhece a si, não há mal que venha a machucar. Muitas vezes por nos conhecer, conseguimos evitar determinados aborrecimentos, alterações de pressão e alteração de personalidade.