Rede Municipal de Ensino adere ao PNAIC

        O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC –  como um compromisso formal assumido pelos Governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios, desde 2012, para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

        Nosso município aderiu a esse Programa, seguindo as determinações da Portaria 826 de 07 julho de 2017. Sendo assim, primeiramente fez-se, por meio de Circular Interna, a divulgação de Programa nas Unidades Escolares. Seguindo-se a isso, deu-se a seleção dos Formadores Locais, estes selecionados entre os interessados.

         Em etapa posterior, os Formadores e o Coordenador Locais participaram de capacitação, por ocasião de evento preparado e realizado por uma equipe da UFSC, destinada à finalidade de capacitar esses participantes.

         Vale ressaltar que o público-alvo desse Programa, neste ano de 2017, em nosso município são os Professores: da Educação Infantil – Pré-Escola; Professores do Ciclo de Alfabetização – 1° ao 3° ano; e Mediadores e Articuladores do Programa Novo Mais Educação.

         Na terceira semana deste mês de setembro, deu-se início ao Seminário de Abertura e Primeiro Encontro com os professores participantes. Na ocasião, contou-se com a participação das autoridades: Prefeito Municipal – Deyvisonn da Silva Souza -; do Secretário da Educação – Marcelo Mendes; do Secretário Adjunto – Renato Justino Borges; e o Presidente do COMED, Murilo Medeiros.

         Sob a responsabilidade da Coordenadora Local, Raquel Fernandes, e das  Formadoras Locais – Arlete Borges Goulart, Perpétua Guimarães Prudêncio e Márcia Medeiros –  foi dado início à primeira etapa da formação dos professores participantes do Programa.  A continuidade dar-se-á em outras datas subsequentes, com carga horária presencial e em serviço, totalizando-se 100 horas de Curso.  

         Este é um Programa que convoca a todos nós – Secretaria de Educação Municipal, Gestores, profissionais das Unidades Escolares, bem como os educandos e suas famílias – ao compromisso de não só universalizar a alfabetização, mas também de qualificar o trabalho em nossas escolas, por meio dessa formação continuada, primando pela melhoria dos indicadores relativamente à alfabetização dos alunos de nossa Rede de Ensino.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação