Secretaria de Saúde realiza palestra durante sessão na Câmara de Vereadores

Durante sessão da Câmara Municipal de Vereadores, do dia 26 de setembro, o psicólogo voluntário João Pedro Bernardo, em nome da Secretaria de Saúde, fez uso da palavra para abordar o tema da Campanha do Setembro Amarelo, “Falar é a melhor solução!”, para prevenção ao suicídio.

Presentes na sessão estavam os nobres vereadores, a comunidade, a secretária de desenvolvimento econômico, agropecuário, pesca e meio ambiente Edejane Pereira, a secretária de assistência social Raquel Cardoso, o secretário de saúde Átila Pereira e funcionários da prefeitura.

O psicólogo além de abordar o assunto de forma técnica, relatou como foram os trabalhos realizados no município ao longo do mês. Informou que além das unidades administrativas da Prefeitura, unidades de saúde, as conversas também aconteceram em unidades escolares. E, com relatos da comunidade, de alunos e professores o psicólogo pode observar de perto o quão importante é este trabalho de prevenção e conscientização da comunidade.

Também nesta semana, a roda de conversa aconteceu na Unidade Básica de Saúde do Sertão da Estiva, junto a funcionários e comunidade local. A unidade ofereceu aos presentes um café para que a conversa se tornasse mais agradável diante da complexidade.

É muito importante que a família, amigos e vizinhos possam interpretar o comportamento de uma pessoa próxima e saiba orientar a procurar ajuda. Lembre-se que a ajuda deve ser especializada e para isto temos as unidades de saúde à disposição ou ainda o número do Centro de Valorização da Vida (CVV) 141, sem custo de ligação.