A Prefeitura Municipal de Pescaria Brava promoveu na quarta-feira (22) a 3ª Conferência Municipal de Saúde

O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Pescaria Brava, reuniu autoridades, profissionais e representantes da saúde e usuários do sistema SUS, o Prefeito Municipal Lourival Izidoro, Secretario Municipal de Saúde José Eraldo Francisco, Presidente Comissão Organizadora Mirian Terezinha Modesto, Presidente do Conselho de Saúde Matheus de Souza Vicente, Presidente da Câmara de Vereadores Rosilene Faísca da Silva e a Palestrante Enfermeira Kallinka. O evento foi realizado no Salão Paroquial de Santiago, cujo tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”.

A 3ª Conferência Municipal de Saúde possui caráter deliberativo e propositivo, e visa subsidiar a implementação de Políticas Públicas e Humanizadas em Saúde no Município, Estado e União.

O SUS no qual conhecemos, defendemos e amamos, iniciou no movimento de reforma sanitária do país, discutindo inicialmente em pequenos fóruns e se efetivando como resultado de uma dessas Conferências: a 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986.

Durante a conferência foram formados grupos para discussão das propostas e abordado temas como “O Brasil que temos; O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; Amanhã será outro dia para todos”.

As conferências são realizadas a cada quatro anos e são desenvolvidas, na sua grande maioria, em três etapas, sendo elas, Municipal, Estadual e Nacional. Elas tratam dos mesmos temas já previstos para a etapa nacional e servem para discutir e aprovar propostas que contribuam com políticas de saúde do país.