Pescaria Brava lança o Plano Municipal de enfrentamento para proteger crianças e adolescentes da violência e da exploração sexual
O Plano de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes será lançado nesta quarta-feira, 27, no salão paroquial de Pescaria Brava. O objetivo do evento é mobilizar entidades governamentais e sociedade civil em torno do plano de ação para desenvolvimento de habilidades; monitoramento das ações de enfrentamento à violência contra criança e adolescentes.
O documento, elaborado pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca) e por um grupo de Trabalho do município, contém sugestões de ações para o enfrentamento à violência. O Plano é dividido em vários eixos como: prevenção; atenção; defesa e responsabilização; comunicação e mobilização social; participação e protagonismo e estudos e pesquisas.
De acordo com a advogada dos direitos humanos de crianças e adolescentes, do Programa de Apoio a Meninos e Meninas, Alda Menine, esse é um trabalho que começou ano passado, contou com vários encontros e tem o seu tão esperado lançamento nesta quarta.
“Muito importante para um município novo como Pescaria Brava, contar com esse Plano e dar um passo importante para a construção de uma cidade cada vez melhor para se viver”, disse Alda.
Além da advogada Alda Menine, a assistente social Jaira Garske, também foi responsável por nortear os encontros em Pescaria Brava.
Para Jaira, o objetivo geral foi estabelecer um conjunto de ações articuladas que permita a intervenção técnica-política e financeira para o enfrentamento a violência doméstica, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
Os encontros em Pescaria Brava tem o apoio do Instituto Camargo Correa – ICC, uma das empresas responsáveis pela construção da Ponte Anita Garibaldi, tendo como Organização Proponente o Programa de Apoio a Meninos e Meninas, PROAME-CEDECA, de São Leopoldo, Rio Grande do Sul.
Abaixo, a programação do Seminário:
Seminário de Lançamento do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência contra Criança e Adolescente, alusivo ao “18 de maio” Dia Nacional de Combate à Violência Sexual contra Criança e Adolescente.
Pescaria Brava – SC
27 de maio de 2015.
Local: Salão Paroquial
Programação:
Credenciamento: 13h30min
14h
Mesa de Autoridades:
Assinatura do Termo de Compromisso dos Responsáveis pela Execução do Plano Municipal de Enfrentamento.
Palavra à disposição.
15h
Mesa de debates:
Painelistas:
Dr. Anderson Adilson de Souza – Promotor de Justiça da Promotoria da Infância e Juventude da Comarca de Laguna – SC.
Título da palestra: Combate à Violência Sexual Contra Criança e Adolescente.
Dr. Igor, da Silva – Defensor Público, em atuação na Comarca de Pelotas – no Rio Grande do Sul.
Título da palestra: O papel da comunidade na defesa e proteção dos direitos de criança e adolescente.
16h30m: Debate com o público.
17h: Encerramento.