Implantação de projeto modelo através do Programa Terra Boa.

Através do programa Terra Boa da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, a Epagri e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agropecuário, Pesca e Meio Ambiente realizam a implantação de projeto que servirá de modelo e incentivo aos produtores de Pescaria Brava.

 “O Município de Pescaria Brava, representado pela Epagri, recebeu do projeto Terra Boa, uma cota de 80 toneladas de calcário a ser disponibilizado para os produtores. Os agricultores interessados precisam ter bloco de notas de produtor e ter a análise de solo do terreno.”

O projeto modelo iniciou na propriedade do Senhor Jorge aonde será implantada a URT (unidade referência tecnológica) que tem o objetivo de fazer uma pastagem para criação de gado de corte. As fases desta implantação são: o estudo de solo, a aplicação da quantidade necessária de calcário, colocação de adubo e novas variedade de grama.

O estudo de solo indicou que o PH da pastagem estava abaixo das condições necessárias para a criação de gado de corte. Desta forma, foi recomendado ao produtor que seja aplicado em suas terras o calcário.

“O calcário serve para fazer a correção do Ph do solo, o solo que tiver um Ph mais estável ou dentro da necessidade da planta, a pastagem geralmente é plantado em áreas que foram plantações de mandioca e para a mandioca o ph é baixo (em torno de 4 a 5). As pastagens e outras culturas geralmente necessitam de um ph maior. Após a aplicação de calcário tem que esperar de 2 a 3 meses para depois realizar a adubação, se colocar o adubo antes, a recuperação do solo não será tão eficaz. A adubação do solo seria para a melhoria das pastagens que já existem nas propriedades.” Epagri

O programa disponibiliza o calcário, mas não realiza o transporte até a propriedade do produtor. Para o transporte do calcário, o produtor contou com a prestação de serviço (hora/máquina) da Secretaria Municipal e diz:

“Eu me sinto muito honrado em estar utilizando os serviços da Prefeitura. Eu fui na Secretaria para marcar um dia para realizar o transporte do calcário e fui atendido na hora. Estou muito contente, pois vou precisar de outros serviços da Secretaria. E, saber que as portas estão abertas deixa a gente honrado.” 

Todo este projeto serve de modelo para incentivar e motivar outros produtores do município a melhorar suas pastagens. Atualmente, a maior parte das pastagens do município necessita de recuperação.

 

Fonte: Técnico extensionista da Epagri, Leonir Roque Funez.