Conselho Municipal de Educação toma posse em Pescaria Brava

Na última terça, 04, o prefeito Antônio Honorato e o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Sandro Matias da Cunha, empossaram os membros de dois conselhos importantes para o município de Pescaria Brava, o Conselho Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação do FUNDEB.

Criado e Regulamentado pela Lei nº 15 de 29/01/2013, o Conselho Municipal de Educação é um órgão que visa orientar, estabelecer normas e assessorar o Governo Municipal na definição da Política Educacional, na área de sua atuação, adequando às diretrizes e bases do Plano Nacional de Educação e às necessidades do município. É formado por representantes da comunidade, professores, alunos, educadores, dirigentes, entre outros.

Já o Conselho Municipal do FUNDEB  tem como atribuição o acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos destinados à educação.

Após os debates e votação a diretoria do Conselho Municipal de Educação, ficou assim constituída, presidente Talita Santos Cornélio, vice-presidente Raquel Fernandes Costa da Silva, primeiro secretário Milene Goulart Camilo Venâncio e segundo secretário, João Rodrigues.

O Conselho Municipal do FUNDEB tem como presidente Eliane Barcelos de Bem Silva, vice- presidente Nátaly Barreto e secretário Saul Rodrigues.

O secretário de Educação, Sandro Matis da Cunha, ressaltou que a criação do conselho é uma das formas de incentivar a participação da comunidade na gestão municipal. “É o esforço de todos os órgãos públicos, entidades privadas e grupos organizados para a promoção das políticas de inclusão social, ampliando cada vez mais e democratizando o acesso de crianças, jovens, adultos e idosos aos projetos e programas de esporte e lazer em Pescaria Brava”, disse.

O evento aconteceu nas dependências da Escola de Educação Básica Luis Pacheco do Reis, na localidade de Barreiros.

MEMBROS DOS CONSELHOS:

Conselho Municipal de Educação

Representante da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes:

Titular: Talita Santos Cornélio

Suplente: Cleonice Menegalli Nandi da Rocha

Representante das APPs de Centros de Educação Infantil e Ensino Fundamental:

Titular: Djone Fortunato e Jucélia Izidoro

Suplentes: Antônio A. J. Américo e Sérgio Maltezo

Representante dos Profissionais da Educação de Ensino Fundamental e Educação Infantil:

Titular: Raquel Fernandes Costa da Silva e Dilma Mendes Claudino

Suplentes: Natalina dos Santos e Rose Maria Espíndola Machado

Representante dos Diretores de Escola

Titular: Sanira F. Machado Suplente: Sandra Flor Medeiros

Representante da Prefeitura Municipal:

Titular: Saul Rodrigues

Suplente: Milene Goulart Camilo Venâncio

Representante da Câmara Municipal de Vereadores

Titular: Rosilene Faísca da Silva

Suplente: Janaina Lemos Botega

Representante das Associações de Moradores

Titular: Valmor Bonassi

Suplente: Clésio Souza Pereira

Representante de outros Órgãos, Instituições e Clubes de Serviço

Titular: João Rodrigues

Suplente: Cristiano Correa de Medeiros

Membros do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB.

Representante do Poder Executivo

Titular: Carine Borges Cardoso e Saul Rodrigues