Secretaria de Educação promoveu o 2º Seminário do PNAIC

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Pescaria Brava promoveu nesta terça-feira, dia 09, o 2º seminário do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

O PNAIC é um curso de formação continuada ofertado pelo MEC em parceria com a UFSC e tem por objetivo a alfabetização de todos os alunos até o final do terceiro ano.

Durante o ano de 2014 foram realizados encontros quinzenais com os professores alfabetizadores que estão nas turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Neste ano o PNAIC teve o foco na disciplina de matemática, porém foram realizados estudos também na área de Linguagem. Nos encontros além do estudo dos eixos norteadores do PNAIC/Matemática e Linguagem, os professores socializaram trabalhos realizados com seus alunos.

Em seu pronunciamento na abertura do seminário, o secretário de Educação, Sandro Matias da Cunha destacou o trabalho realizado no município voltado para a educação. “Estamos encerrando o ano com a certeza de que cumprimos o nosso papel, estou satisfeito com os resultados alcançados e só tenho a agradecer a equipe da secretaria, diretores, professores, merendeiras, enfim, a todos que colaboraram conosco durante o ano”, disse Sandro.

Para a coordenadora administrativa, Rose Maria Espíndula Machado Costa, essa troca de experiência é um momento muito rico, que oportuniza aos professores da rede adquirir novos conhecimentos através da experiência de seus colegas.

No seminário foram apresentados mostra dos trabalhos realizados com os alunos e realizada palestra intitulada “O processo da alfabetização através de jogos e brincadeiras” com  o Professor Andrei Alberto Muzel.

Cada professora teve um momento individual para através de slides socializar os trabalhos desenvolvidos com seus alunos e falar como foi sua experiência no curso.

Após as apresentações, foi realizada uma mesa redonda para análise dos avanços e desafios enfrentados durante o ano, em prol da alfabetização na idade certa.

O encontro aconteceu na EEB Luis Pacheco dos Reis, na localidade de Barreiros.