Merenda Escolar: alimentação saudável aos alunos da rede municipal de ensino

A merenda escolar da Prefeitura de Pescaria Brava é administrada pelo Departamento de Merenda, vinculada a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

Para este ano, o processo licitatório já foi realizado e o cardápio das escolas com funcionamento de meio período e integral já estão com as diretoras. Nesta sexta-feira, 06, chegaram os primeiros pedidos para o início das aulas que acontece nesta segunda-feira, 09.

O cardápio é planejado pela nutricionista da Prefeitura, obedecendo aos princípios exigidos pelo Ministério da Educação (MEC) e executado pelas merendeiras das escolas e centros de educação infantil do município.

De acordo com a nutricionista Gianna Cesca, são várias metas a se cumprir neste ano.“Ficamos muito satisfeitos com os resultados obtidos no ano passado, onde o cardápio escolar foi feito de acordo com as necessidades diárias das crianças e com alimentos saudáveis. Para este ano pretendemos repetir o que deu certo e cumprir com as metas traçadas pela secretaria”, declarou Gianna.

Entre as metas, destacam-se: entrega do cardápio para todas as escolas no fim de cada mês; realizar treinamentos para as merendeiras e serviços gerais; realizar a compra de produtos secos mensalmente e de horti-fruti semanalmente; valorizar à agricultura familiar da região; desenvolver o controle de recebimento de mercadorias para todas as escolas com preenchimento correto de cada produto; desenvolver trabalho sobre Alimentação Saudável em todas as escolas; colocar telas em todas as janelas e portas das cozinhas e depósitos; realizar visitas às escolas de acordo com o cronograma; desenvolver hortas em todas as escolas; trabalhar com os alunos nas dependências da cozinha da escola para desenvolver o interesse pelos alimentos saudáveis.

Para Cleonice Nandi da Rocha, diretora da merenda, o foco para este ano será o de servir uma alimentação de qualidade e com muita higiene no preparo dos alimentos. “O aluno bem alimentado, com uma merenda de qualidade, com toda certeza tem um rendimento muito melhor em seu aprendizado”, destacou Cleonice.